Pages

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

ponto e vírgula

 é usado:


  • Para separar orações que já incluem vírgulas.

Exemplo: Ontem, eu fiz compras, lavei as roupas e limpei a casa; hoje, tenho que passar a roupa e fazer comida.

  • Para separar orações de mesma natureza com certa extensão.

Exemplo: As tarefas do dia já estavam mentalmente anotadas: separar as roupas das crianças daquelas que parecem se de adultos da casa; deixar o carro na oficina a caminho da universidade; receber os alunos com dúvida no período da tarde e comprar no supermercado o necessário para o jantar.

  • Para separar parágrafos enumerativos.

Exemplo: Neste museu é proibido:
            fumar;
            fotografar;
            comer.

PARA VIVER JUNTOS - PORTUGUÊS  / Marchetti, Greta / Strecker, Heidi / Scopacasa, Maria Virginia

2 comentários:

  1. oi professora.
    eu estou morrendo de saudade da senhora prof querida.
    bom carnaval para a senhora e sua família.
    beijus e abraços

    ResponderExcluir
  2. Eu também estou com muita saudade, minha linda! Vai lá no fundamental dar um abraço na tia.

    Beijo!

    ResponderExcluir